Pausa para um Som

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Pausa para um Som

Neste modesto espaço vocês são livres de partilhar o vosso estilo musical sem sofrerem críticas desnecessárias


5 participantes

    [Debate] A voz como instrumento musical

    DarkLordofCookies
    DarkLordofCookies
    Admin


    Mensagens : 73
    Data de inscrição : 04/08/2011
    Idade : 30
    Localização : Valadares, Porto

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por DarkLordofCookies Sáb Ago 06, 2011 1:52 am

    A voz é o instrumento musical mais antigo de sempre. O uso de sílabas e grunhidos (onomatopeia) trouxe os ritmos e a cor na música. Desgasta-se com dificuldade e dá mais trabalho a afinar do que qualquer outro instrumento. Porém, também consegue criar coisas fantásticas.





    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Templedread Qui Ago 11, 2011 10:02 pm

    A voz pode ser um instrumento musical, mas os cantores não são músicos! Com este pensamento já causei muita polémica, mas a verdade é que os cantores não usam nenhum elemento "externo" ao corpo para produzir sons.
    DarkLordofCookies
    DarkLordofCookies
    Admin


    Mensagens : 73
    Data de inscrição : 04/08/2011
    Idade : 30
    Localização : Valadares, Porto

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por DarkLordofCookies Qui Ago 11, 2011 10:59 pm

    Mas se fores de ver a definição de música, encontras o seguinte:

    Músico - o músico é um artista que escreve, cria e faz música. Um músico pode ser definido como: instrumentista, compositor, cantor e maestro.

    Segundo esta definição, um cantor é tão músico como qualquer outra pessoa.
    Nunca ninguém classificou a música como sendo algo em que é necessário usar algo externo ao corpo humano
    Nyuu
    Nyuu


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Talvez...Na Lua?!

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Nyuu Sex Ago 12, 2011 12:23 am

    Lamento, mas até me senti ofendida por dizeres que os cantores não são músicos. Aprender a cantar decentemente exige muita prática, muita mesmo. A única diferença é que não é preciso ter dinheiro para comprar o instrumento. Porque em termos de exigência é semelhante a todos os outros instrumentos...
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Templedread Sex Ago 12, 2011 1:57 pm

    Cada instrumento tem a sua exigência e, pelo que sei, o piano é o mais difícil. Eu fui um bocado radical, mas no que toca à definição de músico, essa é apenas um exemplo. Poder-se-á defenir qualquer indivíduo que produz um som deliberadamente com a intenção de transmitir uma ideia? Nem que seja apenas bater com os testos dos tachos numa passagem de ano?
    DarkLordofCookies
    DarkLordofCookies
    Admin


    Mensagens : 73
    Data de inscrição : 04/08/2011
    Idade : 30
    Localização : Valadares, Porto

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por DarkLordofCookies Sex Ago 12, 2011 2:13 pm

    Templedread escreveu:Cada instrumento tem a sua exigência e, pelo que sei, o piano é o mais difícil. Eu fui um bocado radical, mas no que toca à definição de músico, essa é apenas um exemplo. Poder-se-á defenir qualquer indivíduo que produz um som deliberadamente com a intenção de transmitir uma ideia? Nem que seja apenas bater com os testos dos tachos numa passagem de ano?

    Depende... Define-se música como uma forma de arte utilizando o som e o silêncio. Tem de ter ritmo, frequência, dinâmica e timbre (deixemos de fora os Minimalistas). Usar os ditos 'testos' para fazer sons para fazer uma música é possível. Depende também do propósito.

    Não te esqueças que nos primórdios da vida humana os Homens das Cavernas utilizava grunhos para fazer os cânticos os seus rituais.
    Se um grunho pode ser considerado uma forma de música, o som de uma panela também pode...
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Templedread Dom Ago 28, 2011 10:55 pm

    Apesar de tudo acho que é um facto que os cantores são os únicos instrumentistas que usam o seu próprio corpo para produzir sons. Sem contar com algum percussionista que use o seu corpo para fazer ritmos.
    DarkLordofCookies
    DarkLordofCookies
    Admin


    Mensagens : 73
    Data de inscrição : 04/08/2011
    Idade : 30
    Localização : Valadares, Porto

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por DarkLordofCookies Dom Ago 28, 2011 10:58 pm

    Templedread escreveu:Apesar de tudo acho que é um facto que os cantores são os únicos instrumentistas que usam o seu próprio corpo para produzir sons. Sem contar com algum percussionista que use o seu corpo para fazer ritmos.

    Assim sendo, então a voz é um instrumento...

    Já agora, não tenhas vergonha e passa pela secção das apresentações para te conhecermos um pouco melhor Cool
    Nyuu
    Nyuu


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Talvez...Na Lua?!

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Nyuu Qui Set 01, 2011 10:09 am

    TD, pelo que sei o piano não é dos mais difíceis. Presumo que os mais difíceis sejam alguns dos sopros.
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Templedread Qui Set 01, 2011 10:18 am

    O piano é difícil pela simples razão de que não podes parar de tocar (o grande Mário Jorge Alves contou-me sobre um pianista do qual agora não me lembro do nome que dizia que se parasse de tocar durante um dia, ele notava, se parasse de tocar dois dias, os críticos notavam e se parasse de tocar três dias o público notava) e pela colossal extensão do repertório... É muito difícil dizer qual é o melhor pianista do mundo, porque a vida do comum dos mortais não chega para estudar 1/4 de todo o repertório de referência. Glenn Gould era um excelente pianista, mas a vida dele foi quase exclusivamente centrada nas obras de Bach... Não o podemos avaliar de acordo com a música de todos os compositores do século XIX... Eu adoro Glenn Gould e é o meu pianista preferido, mas não posso dizer que foi o melhor de todos os tempos, pois deixou muito repertório para trás...
    JolisaTheTiny1
    JolisaTheTiny1


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 01/09/2011

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por JolisaTheTiny1 Sex Set 02, 2011 2:11 pm

    Eu acho que qualquer instrumento que se deixe de tocar por um dia, dois ou três se perde a prática. Eu falo por mim, tocar hoje e tocar amanhã é diferente e tocar hoje e tocar daqui a 3 dias também é completamente diferente pois já me esqueci totalmente da posição da minha mão no braço da guitarra...
    O piano é fácil, pelo simples motivo que até um gato o pode tocar (desculpa templedread mas eu na minha EMC sofro um pouco de concorrência com os pianistas, é como cão e gato entendes xD). Quanto ao reportório de piano não sei, a guitarra também tem um muito extenso (Fernando Sor, Brower, Caruli, Vila Lobos, etc).
    Mas bem, nós estamos aqui para falar da voz certo? Se não sugiro ao nosso administrador que crie um tópico relativo aos instrumentos musicais Very Happy
    Voz, voz e voz, temos a Tarja Turunen, mais uma vez. Hihihi
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Templedread Sáb Set 03, 2011 12:08 am

    Está certo Jolisa... Ainda bem que alertaste para o Off-Topic. Confesso que não tenho muito boa opinião de cantores porque praticamente só conheço maus exemplos...

    Agora lembrei-me de algo: alguém conhece cantores a solo sem qualquer tipo de acompanhamento?
    JolisaTheTiny1
    JolisaTheTiny1


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 01/09/2011

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por JolisaTheTiny1 Dom Set 04, 2011 5:18 pm

    Eu acho que conheço uma! Não me estou a lembrar do nome dela... sei que esta cantora basicamente não sabia cantar, mas inspirou-se na natureza e tentou imitar durante anos os sons dos animais, vento, chuva, etc... Desta forma conseguiu ter um bom e amplo registo vocal.
    Quando douber o nome digo-te.
    Nyuu
    Nyuu


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Talvez...Na Lua?!

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Nyuu Seg Set 05, 2011 1:59 am

    Maus exemplos ? affraid templedread, temos o Bruno, que dirige o coro juvenil da AMVP, um óptimo exemplo de uma excelente voz barítono... cyclops

    Quanto à voz, eu sei que secalhar isto vai estar publicado na secção errada, mas é uma técnica de voz que eu espero um dia conseguir dominar: SprechtGisang, também conhecido como sprechttimme. É típico da música expressionista, tendo sido introduzida Arnold Schoenberg, um grande ícone do expressionismo. What a Face
    Este é um excerto de Pierrot Lunaire, de Schoenberg. O objectivo da técnica não é exactamente cantar, mas falar cantando (traduzindo à letra), o que significa que as notas na partitura não são mais do que meras orientações para o intérprete. É, no fundo uma forma de ensinar o cantor a contar devidamente a história. Para os aventureiros que queiram ouvir, PENSEM no quadro "O Grito" de Munch, nas sensações de dor, doença, desespero e prenúncio de morte que o quadro transporta. Ouçam apenas se conseguirem sentir estas sensações, porque caso contrário, não conseguirão apreciar o significado da peça.


    Spoiler:
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Templedread Seg Set 05, 2011 9:30 am

    Acho esta faixa fantástica e a ideia de contar uma história cantado expressando os sentimentos devia fazer parte de todos nós... Numa interpretação mais tetral, claro.
    avatar
    Joana.Prestige


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 04/09/2011

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Joana.Prestige Ter Set 06, 2011 1:12 am

    O piano não é necessáriamente o mais difífil. Todos são difíceis até se aprender a tocá-lo e a conhecer o próprio instrumento. Se der um clarinete e um piano a uma pessoa que nunca tenha tocado nenhum dos dois, duvído que tocar piano seja mais difícil...
    avatar
    Joana.Prestige


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 04/09/2011

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Joana.Prestige Ter Set 06, 2011 1:16 am

    Há cantores que cantam a solo sem ser com piano!
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Templedread Ter Set 06, 2011 8:30 am

    Joana.Prestige, evita fazer duas publicações seguidas. Usa a ferramenta "Editar" e não te esqueças de ler as regras de funcionamento do fórum.

    Quem me disse que o piano é um dos instrumentos mais difíceis de tocar foi alguém já com anos de experiência a tocar e a ensinar. As razões que essa pessoa deu foram: a extensão de repertório, porque uma vida inteira a tocar piano não chega para conhecer todo o repertório de referência, aliás acabamos apenas por conhecer 1/3 do repertório, enquanto que um aluno de clarinete no fim do curso superior já conheceu quase todo o repertório de referência. De seguida há a razão de que aprender a tocar piano não é como aprender a andar de bicicleta. O melhor pianista do mundo, se deixasse de tocar durante um mês tinha de voltar a começar praticamente do zero.
    JolisaTheTiny1
    JolisaTheTiny1


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 01/09/2011

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por JolisaTheTiny1 Ter Set 06, 2011 11:24 am

    Joana.Prestige escreveu:O piano não é necessáriamente o mais difífil. Todos são difíceis até se aprender a tocá-lo e a conhecer o próprio instrumento. Se der um clarinete e um piano a uma pessoa que nunca tenha tocado nenhum dos dois, duvído que tocar piano seja mais difícil...

    Mas se deres o piano a um gato ele até é capaz de tocar (existe uma gata que, por ter observado a sua dona a ensinar aos seus alunos a tocar piano, aprendeu sozinha a tocar), mas clarinete é difícil. Eu ainda consigo tocar a música "Je jour pour mama" no piano mas nem soprar consigo no clarinete xD Quanto ao reportório não sei.



    Templedread, já encontrei a cantora de que te tinha falado, mas enganei-me a respeito de uma coisa: ela afinal canta com acompanhamento, contudo, vale a pena ouvi-la. Esta cantora possui um registo que vai desde o Mi2 ao Mi7.
    Ela chama-se Yma Sumac. Ouve Wayra, uma música dela (mas aproveita para ouvires outras em que ela cante mais grave para veres o vasto e preciso registo vocal).
    Nyuu
    Nyuu


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Talvez...Na Lua?!

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Nyuu Ter Set 06, 2011 10:40 pm

    Templedread escreveu:. De seguida há a razão de que aprender a tocar piano não é como aprender a andar de bicicleta. O melhor pianista do mundo, se deixasse de tocar durante um mês tinha de voltar a começar praticamente do zero.
    Poupa-me. Isso é assim para TODOS os instrumentos... Eu que o diga, que agora quando pego no violino foge toda a gente ... E estive parada por 3 meses
    JolisaTheTiny1
    JolisaTheTiny1


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 01/09/2011

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por JolisaTheTiny1 Qui Set 08, 2011 6:52 pm

    Eu nunca me esqueço de como andar de biclecta xD esta é uma coisa que nunca se esquece.

    Mas este tópico é para falar da voz não é? (eu já fiz um aviso deste género há dias atrás).

    Já viram a Yma Sumac como falei? Grande voz!

    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Templedread Qui Set 08, 2011 7:13 pm

    Eu gosto das músicas da Bjork.

    Spoiler:
    Nyuu
    Nyuu


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Talvez...Na Lua?!

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Nyuu Qui Set 08, 2011 9:55 pm

    cheers Há tanto tempo que não ouvia Bjork !
    Obrigad por relembrares uma grande artista de um país menos provável do panorama actual Very Happy
    No entanto, não diria que a voz é a melhor qualidade da música dela, apesar de também gostar daquela forma de cantar Smile

    Maria Callas, meninos e meninas [Debate] A voz como instrumento musical 1347041234 :

    Spoiler:
    JolisaTheTiny1
    JolisaTheTiny1


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 01/09/2011

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por JolisaTheTiny1 Sex Set 09, 2011 8:23 pm

    Por favor gente, ouçam Yma Sumac! É que essa é um grande exemplo de VOZ! Que interessa ouvir baixos, ou tenores, ou sopranos e contraltos? Yma Sumac é todos eles ao mesmo tempo. Tem um registo vocal de Mi2 ao Mi7.
    Spoiler:
    Spoiler:
    é SÓ ela a cantar!
    Nyuu
    Nyuu


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Talvez...Na Lua?!

    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Nyuu Sex Set 09, 2011 8:46 pm

    Tem um timbre esquisito Suspect Mas é engraçada a música e a voz Smile Fora do comum

    Conteúdo patrocinado


    [Debate] A voz como instrumento musical Empty Re: [Debate] A voz como instrumento musical

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 6:49 pm