Pausa para um Som

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Pausa para um Som

Neste modesto espaço vocês são livres de partilhar o vosso estilo musical sem sofrerem críticas desnecessárias


3 participantes

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por Templedread Dom Ago 28, 2011 11:25 pm

    É muito frequente ao entrarmos numa igreja católica-romana em Portugal em Espanha repararmos na existência de um órgão de tubos, normalmente com uma fachada muito elaborada, trombetas em chamada (ou tubos horizontais, como preferirem)e apenas um teclado que pode ser dividido de várias formas. Estes instrumentos têm sido esquecidos e desvalorizados, mas hoje em dia têm havido pessoas que têm feito um esforço colossal para recuperar estes instrumentos que são uma herança a preservar. Há até compositores, como é o caso de Giampaolo di Rosa, que procuram novas sonoridades nestes instrumentos que perduram há séculos.



    E outros que procuram recuperar os sons de outros tempos.

    Nyuu
    Nyuu


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Talvez...Na Lua?!

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por Nyuu Qui Set 01, 2011 10:00 am

    No convento de Mafra, o orgão é tocado semanalmente num concerto gratuito para divulgação da música e cultura musical Very Happy
    Apenas um minimal exemplo
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por Templedread Qui Set 01, 2011 10:04 am

    Mafra tem o conjunto de órgãos mais emblemático do mundo! São seis órgãos mandados construir por D. João V que só tocaram na inauguração e foram desmontados. Voltaram a soar todos há mais ou menos um ano e pela primeira vez a igreja do palácio de Mafra tem um organista residente! Os órgãos de Mafra são tão notáveis porque cada um pode tocar separadamente, mas foram feitos para tocarem todos em conjunto! Podemos dizer que são o mais antigo Surround Sound System xD
    Nyuu
    Nyuu


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Talvez...Na Lua?!

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por Nyuu Qui Set 01, 2011 10:13 am

    Pessoalmente, adoro a sonoridade do orgão de tubos. (Sou uma ignorante nata em tudo o que for mais além da sonoridade Mad)
    Tenho muita pena de nunca ter tido hipótese de ouvir um ao vivo...
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por Templedread Qui Set 01, 2011 11:34 am

    Se quiseres ouvir um excelente órgão de tubos a funcionar recomendo que passes pelas várias igrejas do Porto nas Eucaristias dominicais... Catedral, Igreja da Lapa, Igreja do Carmo, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja de Cedofeita, Mosteiro de São Bento da Vitória... Não falta por onde escolher.
    Nyuu
    Nyuu


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Talvez...Na Lua?!

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por Nyuu Qui Set 01, 2011 1:13 pm

    O defeito é ter de assistir à missa também. Sim, sou católica. Mas estou num daqueles momentos em que acho que o conceito católico não faz o mais pequeno sentido. Mas pronto, presumo que valha a pena o esforço Smile Obrigada pela dica
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por Templedread Qui Set 01, 2011 2:03 pm

    Então qualquer dia vens à Igreja de Avintes para teres uma demonstração de como não se deve restaurar um órgão ibérico.

    Aqui vos deixo com um belíssimo texto de António José Ferreira, da Meloteca.com:
    http://www.meloteca.com/organoteca.htm

    E aqui vos deixo um Órgão Ibérico, de Avintes.
    http://www.meloteca.com/foto-orgao-porto-gaia-avintes.htm
    JolisaTheTiny1
    JolisaTheTiny1


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 01/09/2011

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por JolisaTheTiny1 Dom Set 04, 2011 4:17 pm

    Eu acho que vi um orgão recentemente, mas não sei se era Ibérico... Fui ao baptizado do meu primo na Igreja NOVA de Cedofeita e durante a cerimónia vi que atrás de mim estava um "monstro" xD Era um orgão mesmo grande, mas não dava para o ver na totalidade. Tentei subir as escadas mas estavam vedadas, e como o meu irmão se acobardou, não quis infringir a "lei" sozinha Razz
    Templedread, era um orgão Ibérico ou não?



    Nyuu escreveu:O defeito é ter de assistir à missa também. Sim, sou católica. Mas estou num daqueles momentos em que acho que o conceito católico não faz o mais pequeno sentido. Mas pronto, presumo que valha a pena o esforço Smile Obrigada pela dica

    A Igreja nunca perdeu os ideais descritos na Biblía, mas se te afastares das palavras simples transcritas da Bíblia ou aprofundar-la-as (é assim que se diz ?:S) demais então perdem o significado.
    Se o Templedread me confirmar a existência de um orgão ibérico na igreja de cedofeita e que é tocado nas missas, aparece por lá, até porque foi para lá um novo padre que é mais novo do que a generalidade dos padres.
    Deste modo podes desfrutar de um instrumento de excelência sem te preocupares com o resto.
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por Templedread Seg Set 05, 2011 8:56 am

    Muito bem Jolisa Very Happy O órgão de tubos da nova igreja de Cedofeita não é um órgão ibérico, mas é um excelente trabalho da empresa alemã "Kuhn Orgelwerk" (organeiros). É um instrumento grandioso, penso que um dos maiores da península ibérica, e uma referência na Europa. É também o órgão utilizado para exames e audições de órgão de tubos para o Conservatório de Música do Porto.

    Quanto ao teu penúltimo parágrafo sobre a bíblia, acho que tens toda a razão.
    JolisaTheTiny1
    JolisaTheTiny1


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 01/09/2011

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por JolisaTheTiny1 Seg Set 05, 2011 10:04 am

    Ora bolas, e eu a pensar que tinha visto um orgão Ibérico xD

    Era grande era Shocked Foi pena não ter podido ver o resto.
    Mas eu não sei se se toca este orgão nas missas porque eu lembro-me de ver lá um orgão eléctrico
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por Templedread Seg Set 05, 2011 11:19 am

    Podia ser um órgão electrónico ou podia ser uma consola separada para controlar o órgão à distância. Hoje em dia é possível fazer isso, uma vez que há mais electrónica num órgão de tubos do que em alguns carros.
    JolisaTheTiny1
    JolisaTheTiny1


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 01/09/2011

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por JolisaTheTiny1 Seg Set 05, 2011 4:43 pm

    Ah fixe, não sabia que isso era possível xD Já controlam aviões por comando e agora orgãos affraid
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por Templedread Ter Set 06, 2011 8:15 am

    Exactamente. O maior órgão de tubos fora dos EUA é na verdade um conjunto de 5 órgãos que podem ser tocados separadamente ou a partir de uma consola que foi construída há muito pouco tempo.
    JolisaTheTiny1
    JolisaTheTiny1


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 01/09/2011

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por JolisaTheTiny1 Ter Set 06, 2011 10:52 am

    Altamente cheers Eu nem sabia que isso era possível. É pena é existir tão pouca divulgação desse tipo de instrumentos, ainda para mais do orgão Ibérico que pelos vistos é típico aqui de Portugal.
    Eu nunca saberia o que era um orgão Ibérico, e que existem aqui no Porto, se não me tivesses dito :S
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por Templedread Ter Set 06, 2011 6:51 pm

    A Igreja dos Grilos tem o que é considerado o melhor órgão ibérico do mundo.
    Nyuu
    Nyuu


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Talvez...Na Lua?!

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por Nyuu Ter Set 06, 2011 10:43 pm

    Com a electrónica nos orgãos fiquei surpreendida e deslumbrada! Mas tenho uma pergunta: isso interfere, de alguma forma, no som original do instrumento ? Mais uma vez, peço desculpa pela minha ignorância nesta matéria Smile
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por Templedread Qua Set 07, 2011 12:36 am

    Não interfere de forma directa no som do instrumento porque o método tradicional é mantido: impulsionar ar para dentro do tubo.

    Conteúdo patrocinado


    Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico. Empty Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 16, 2024 2:07 am