E outros que procuram recuperar os sons de outros tempos.
3 participantes
Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.
Templedread- Mensagens : 68
Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)
- Mensagem nº1
Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.
É muito frequente ao entrarmos numa igreja católica-romana em Portugal em Espanha repararmos na existência de um órgão de tubos, normalmente com uma fachada muito elaborada, trombetas em chamada (ou tubos horizontais, como preferirem)e apenas um teclado que pode ser dividido de várias formas. Estes instrumentos têm sido esquecidos e desvalorizados, mas hoje em dia têm havido pessoas que têm feito um esforço colossal para recuperar estes instrumentos que são uma herança a preservar. Há até compositores, como é o caso de Giampaolo di Rosa, que procuram novas sonoridades nestes instrumentos que perduram há séculos.
Nyuu- Mensagens : 81
- Mensagem nº2
Re: Tubos arrumados para um canto: O Órgão Ibérico.
No convento de Mafra, o orgão é tocado semanalmente num concerto gratuito para divulgação da música e cultura musical
Apenas um minimal exemplo
Apenas um minimal exemplo
- Mensagem nº3
Mafra tem o conjunto de órgãos mais emblemático do mundo! São seis órgãos mandados construir por D. João V que só tocaram na inauguração e foram desmontados. Voltaram a soar todos há mais ou menos um ano e pela primeira vez a igreja do palácio de Mafra tem um organista residente! Os órgãos de Mafra são tão notáveis porque cada um pode tocar separadamente, mas foram feitos para tocarem todos em conjunto! Podemos dizer que são o mais antigo Surround Sound System xD
- Mensagem nº4
Pessoalmente, adoro a sonoridade do orgão de tubos. (Sou uma ignorante nata em tudo o que for mais além da sonoridade )
Tenho muita pena de nunca ter tido hipótese de ouvir um ao vivo...
Tenho muita pena de nunca ter tido hipótese de ouvir um ao vivo...
- Mensagem nº5
Se quiseres ouvir um excelente órgão de tubos a funcionar recomendo que passes pelas várias igrejas do Porto nas Eucaristias dominicais... Catedral, Igreja da Lapa, Igreja do Carmo, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja de Cedofeita, Mosteiro de São Bento da Vitória... Não falta por onde escolher.
- Mensagem nº6
O defeito é ter de assistir à missa também. Sim, sou católica. Mas estou num daqueles momentos em que acho que o conceito católico não faz o mais pequeno sentido. Mas pronto, presumo que valha a pena o esforço Obrigada pela dica
- Mensagem nº7
Então qualquer dia vens à Igreja de Avintes para teres uma demonstração de como não se deve restaurar um órgão ibérico.
Aqui vos deixo com um belíssimo texto de António José Ferreira, da Meloteca.com:
http://www.meloteca.com/organoteca.htm
E aqui vos deixo um Órgão Ibérico, de Avintes.
http://www.meloteca.com/foto-orgao-porto-gaia-avintes.htm
Aqui vos deixo com um belíssimo texto de António José Ferreira, da Meloteca.com:
http://www.meloteca.com/organoteca.htm
E aqui vos deixo um Órgão Ibérico, de Avintes.
http://www.meloteca.com/foto-orgao-porto-gaia-avintes.htm
JolisaTheTiny1- Mensagens : 65
- Mensagem nº8
Eu acho que vi um orgão recentemente, mas não sei se era Ibérico... Fui ao baptizado do meu primo na Igreja NOVA de Cedofeita e durante a cerimónia vi que atrás de mim estava um "monstro" xD Era um orgão mesmo grande, mas não dava para o ver na totalidade. Tentei subir as escadas mas estavam vedadas, e como o meu irmão se acobardou, não quis infringir a "lei" sozinha
Templedread, era um orgão Ibérico ou não?
A Igreja nunca perdeu os ideais descritos na Biblía, mas se te afastares das palavras simples transcritas da Bíblia ou aprofundar-la-as (é assim que se diz ?:S) demais então perdem o significado.
Se o Templedread me confirmar a existência de um orgão ibérico na igreja de cedofeita e que é tocado nas missas, aparece por lá, até porque foi para lá um novo padre que é mais novo do que a generalidade dos padres.
Deste modo podes desfrutar de um instrumento de excelência sem te preocupares com o resto.
Templedread, era um orgão Ibérico ou não?
Nyuu escreveu:O defeito é ter de assistir à missa também. Sim, sou católica. Mas estou num daqueles momentos em que acho que o conceito católico não faz o mais pequeno sentido. Mas pronto, presumo que valha a pena o esforço Obrigada pela dica
A Igreja nunca perdeu os ideais descritos na Biblía, mas se te afastares das palavras simples transcritas da Bíblia ou aprofundar-la-as (é assim que se diz ?:S) demais então perdem o significado.
Se o Templedread me confirmar a existência de um orgão ibérico na igreja de cedofeita e que é tocado nas missas, aparece por lá, até porque foi para lá um novo padre que é mais novo do que a generalidade dos padres.
Deste modo podes desfrutar de um instrumento de excelência sem te preocupares com o resto.
- Mensagem nº9
Muito bem Jolisa O órgão de tubos da nova igreja de Cedofeita não é um órgão ibérico, mas é um excelente trabalho da empresa alemã "Kuhn Orgelwerk" (organeiros). É um instrumento grandioso, penso que um dos maiores da península ibérica, e uma referência na Europa. É também o órgão utilizado para exames e audições de órgão de tubos para o Conservatório de Música do Porto.
Quanto ao teu penúltimo parágrafo sobre a bíblia, acho que tens toda a razão.
Quanto ao teu penúltimo parágrafo sobre a bíblia, acho que tens toda a razão.
- Mensagem nº10
Ora bolas, e eu a pensar que tinha visto um orgão Ibérico xD
Era grande era Foi pena não ter podido ver o resto.
Mas eu não sei se se toca este orgão nas missas porque eu lembro-me de ver lá um orgão eléctrico
Era grande era Foi pena não ter podido ver o resto.
Mas eu não sei se se toca este orgão nas missas porque eu lembro-me de ver lá um orgão eléctrico
- Mensagem nº11
Podia ser um órgão electrónico ou podia ser uma consola separada para controlar o órgão à distância. Hoje em dia é possível fazer isso, uma vez que há mais electrónica num órgão de tubos do que em alguns carros.
- Mensagem nº12
Ah fixe, não sabia que isso era possível xD Já controlam aviões por comando e agora orgãos
- Mensagem nº13
Exactamente. O maior órgão de tubos fora dos EUA é na verdade um conjunto de 5 órgãos que podem ser tocados separadamente ou a partir de uma consola que foi construída há muito pouco tempo.
- Mensagem nº14
Altamente Eu nem sabia que isso era possível. É pena é existir tão pouca divulgação desse tipo de instrumentos, ainda para mais do orgão Ibérico que pelos vistos é típico aqui de Portugal.
Eu nunca saberia o que era um orgão Ibérico, e que existem aqui no Porto, se não me tivesses dito :S
Eu nunca saberia o que era um orgão Ibérico, e que existem aqui no Porto, se não me tivesses dito :S
- Mensagem nº15
A Igreja dos Grilos tem o que é considerado o melhor órgão ibérico do mundo.
- Mensagem nº16
Com a electrónica nos orgãos fiquei surpreendida e deslumbrada! Mas tenho uma pergunta: isso interfere, de alguma forma, no som original do instrumento ? Mais uma vez, peço desculpa pela minha ignorância nesta matéria
- Mensagem nº17
Não interfere de forma directa no som do instrumento porque o método tradicional é mantido: impulsionar ar para dentro do tubo.