Pausa para um Som

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Pausa para um Som

Neste modesto espaço vocês são livres de partilhar o vosso estilo musical sem sofrerem críticas desnecessárias


4 participantes

    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    DarkLordofCookies
    DarkLordofCookies
    Admin


    Mensagens : 73
    Data de inscrição : 04/08/2011
    Idade : 30
    Localização : Valadares, Porto

    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? Empty [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    Mensagem por DarkLordofCookies Sáb Ago 06, 2011 1:20 am

    A Música Clássica cativa pouco as pessoas mais novas por não ter sons electrónicos ou letras fáceis de cantar. É algo a ser ouvido com paciência e entusiasmo pois não se trata de música comercial.







    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? Empty Re: [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    Mensagem por Templedread Dom Ago 28, 2011 11:17 pm

    As gerações mais jovens esquecem-se (ou nunca se poderão lembrar) de que a música "clássica" é a base para a música actual e que nenhum músico pode querer tocar GnR sem primeiro ter aprendido Bach.
    DarkLordofCookies
    DarkLordofCookies
    Admin


    Mensagens : 73
    Data de inscrição : 04/08/2011
    Idade : 30
    Localização : Valadares, Porto

    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? Empty Re: [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    Mensagem por DarkLordofCookies Dom Ago 28, 2011 11:39 pm

    Templedread escreveu:As gerações mais jovens esquecem-se (ou nunca se poderão lembrar) de que a música "clássica" é a base para a música actual e que nenhum músico pode querer tocar GnR sem primeiro ter aprendido Bach.

    Não concordo contigo e passo a explicar porquê: mesmo sem conhecer as bases, um músico vai sempre conseguir tocar a música que deseja. A diferença será na emoção e no tempo que demora até pôr essa música 'de lado' pois deixa de ter interessa. Ao conhecer as bases aí achará a música mais fascinante mas sem as conhecer pode entrar na mesma no mundo da música
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? Empty Re: [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    Mensagem por Templedread Seg Ago 29, 2011 9:58 am

    Poderá entrar no mundo da música sim, mas nunca estará tão envolvido, como tu disseste... A música para essa pessoa não vai passar de uma ocupação de tempos-livres.
    Nyuu
    Nyuu


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Talvez...Na Lua?!

    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? Empty Re: [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    Mensagem por Nyuu Qui Set 01, 2011 9:54 am

    Concordo com o Templedread. Para conseguir tocar ou mesmo compor música no mundo actual, se não conheceres as bases, os primórdios da música, podes até ser capaz de compor alguma coisita, mas nunca estará completo.
    Eu não acho que seja inteiramente culpa dos jovens de hoje em dia, o facto de não conhecerem o clássico. Eu sou sincera, se não tivesse sido inserida no mundo da música erudita aos 4 anos, provavelmente estaria no grupo de pessoas que só ouve Beyoncé e coisas do género. Na verdade, se não tivesse estudado música presumo que a minha cultura fosse muito pior do que o é actualmente.
    A meu ver, a questão fulcral é que o estado está a pagar a um bando de professores para ensinar "Educação Musical". Por sorte, não tive de a frequentar, mas conheço muito boa gente que pensa que sabe música porque aprendeu a tocar o Balão do João na flauta. A única coisa que é ensinada é que existe uma clave de Sol (às vezes, se fosse um bom professor, referiria também a clave de fá, vejam lá!) e que dá para ler numas linhas paralelas dó ré mi fá sol lá si dó.
    Nunca, em nenhuma aula, algum professor tentou mostrar música composta nos séc. XV ou XVI. Nunca nenhum deu a ouvir Mozart, Bach, Strauss, Chopin. . . Secalhar, um bom ponto de partida era mostrar a música e não obrigar os miúdos de 13 anos a tocar a Estrelinha numa flautinha da Ohner. Assim, cultivavam-se os ouvidos dos mais novos e, muito provavelmente, suscitar-se-ia a curiosidade de muitos deles para aprender Música. A disciplina sairía mais barata a todos (Estado incluído)e teria resultados muito mais positivos. Quem sabe, alguns deles no fim do ano estariam a tentar conhecer mais coisas e deparar-se-iam com Ligeti ou Stockhausen...
    Mas claro, isto também exige cultura e paciência por parte do professor, coisas que alguns têm em grande défice...
    Templedread
    Templedread


    Mensagens : 68
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Para onde a música me levar (sim... eu sei que é lamechas)

    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? Empty Re: [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    Mensagem por Templedread Qui Set 01, 2011 10:30 am

    É de facto triste o que se chama de "educação musical" nas escolas portuguesas... Da forma como está o programa da disciplina, mais valia nem existir... É apenas mais uma desculpa para aumentar a carga horária dos alunos, pois neste sítio acha-se que quanto maior é a carga horária, melhor é a qualidade do ensino.
    Nyuu
    Nyuu


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Talvez...Na Lua?!

    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? Empty Re: [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    Mensagem por Nyuu Qui Set 01, 2011 10:40 am

    Exactamente. E, no fundo, só estão a fazer as criancinhas perder tempo de estudo/brincadeira e estão a tirar anos de vida aos professores de educação musical, já que o programa é tão "secante" que os miúdos de 13 anos mais ardinas começam a disparatar... Uma reformazita nesta disciplina fazia muito bem. Quer a nível de programa, quer a nível de idade dos alunos que a frequentam... Mas creio que o grande Nuno Crato [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? 282415804 tem coisas mais graves com que se preocupar antes disto . . .
    JolisaTheTiny1
    JolisaTheTiny1


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 01/09/2011

    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? Empty Re: [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    Mensagem por JolisaTheTiny1 Sex Set 02, 2011 4:38 pm

    Errado, errado e errado... Educação musical ainda bem que existe! Ó gente vocês não podem reclamar de os professores não falaram de Bach, Mozart ou Beethoven. É uma pequena disciplina que ensina o essencial (escala, tocar xilofone, cantar, tocar flauta, etc). Vejam por este prisma, se eu não tivesse aprendido a tocar flauta jamais tocaria e cantaria no coro da missa da minha paróquia, não me teria suscitado interesse ao ver a minha catequista a tocar guitarra e nunca iria para a EMC Razz Têm que ver que educação musical só serve para suscitar o interesse musical pelos jovens, não cabe aos professores, nem ao programa escolar falar de Bach e Mozart, os míudos que não percebem nada disso morriam de tédio e deixavam de gostar da música, temos que lhes puxar pelo gosto de modo fácil!!
    Obviamente depende dos professores. A minha primeira professora foi excelente, criou um clube de cavaquinhos e suscitou-nos muito o interesse (a mim pelo menos), e volta e meio fazía-nos ouvir uma música de Beethoven ou Mozart. Mas eu também aprendi a perceber movimentos da música e a conhecer sons de diversos países (sim, eles têm um programa em que as crianças tocam músicas na flauta associadas a diversas partes do Mundo).

    Outra questão prende-se com as pessoas que para tocarem "pimba" (por exemplo) têm que saber as bases (música clássica) e está certo! O Quim Barreiros e o Emanuel têm conhecimentos de formação musical e de instrumento, acho que até têm o 8º grau, mas como eles próprios dizem "o pimba dá mais fama e dinheiro"... Eu gosto de música clássica, acalma-me o espírito
    DarkLordofCookies
    DarkLordofCookies
    Admin


    Mensagens : 73
    Data de inscrição : 04/08/2011
    Idade : 30
    Localização : Valadares, Porto

    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? Empty Re: [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    Mensagem por DarkLordofCookies Sáb Set 03, 2011 12:04 am

    JolisaTheTiny1 escreveu:Errado, errado e errado... Educação musical ainda bem que existe! Ó gente vocês não podem reclamar de os professores não falaram de Bach, Mozart ou Beethoven. É uma pequena disciplina que ensina o essencial (escala, tocar xilofone, cantar, tocar flauta, etc). Vejam por este prisma, se eu não tivesse aprendido a tocar flauta jamais tocaria e cantaria no coro da missa da minha paróquia, não me teria suscitado interesse ao ver a minha catequista a tocar guitarra e nunca iria para a EMC Razz Têm que ver que educação musical só serve para suscitar o interesse musical pelos jovens, não cabe aos professores, nem ao programa escolar falar de Bach e Mozart, os míudos que não percebem nada disso morriam de tédio e deixavam de gostar da música, temos que lhes puxar pelo gosto de modo fácil!!
    Obviamente depende dos professores. A minha primeira professora foi excelente, criou um clube de cavaquinhos e suscitou-nos muito o interesse (a mim pelo menos), e volta e meio fazía-nos ouvir uma música de Beethoven ou Mozart. Mas eu também aprendi a perceber movimentos da música e a conhecer sons de diversos países (sim, eles têm um programa em que as crianças tocam músicas na flauta associadas a diversas partes do Mundo).

    Errado digo eu. Como podes tu, como artista no ramo da Música, afirmar tais coisas?
    É claro que um professor de 'música' só tem de ensinar o básico mas até que ponto é que eles podem chegar ao definir 'básico'? Não interessa, como miúdo de 10 ou 11, aprender a tocar um Sol se não o consegues identificar auditivamente numa música.
    Os professores têm de aprender a desenhar um esquema do que têm de fazer porque as crianças com idade compreendida entre os 10 e os 14 anos não estão automatizadas para decorarem o que o professor diz... Com essa idade elas aprendem com os sentidos e é extremamente importante cativar-lhes a audição para verdadeiros artistas da Música Clássica.

    Elas só se vão interessar na Flauta se virem que há coisas bonitas que podem ser tocadas numa flauta e a mesma coisa com o piano e o xilofone.

    E ninguém pode negar que, com idades entre os 17 e os 22, quando se fala do 'Balão do João' toda a gente leva a mão à cabeça e diz 'Isso não. A sério. Isso é que não'. Isso significa que apenas nos divertimos em pequenos com isso e que não retiramos nada daí
    JolisaTheTiny1
    JolisaTheTiny1


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 01/09/2011

    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? Empty Re: [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    Mensagem por JolisaTheTiny1 Dom Set 04, 2011 4:31 pm

    A questão não é bem essa... aquilo não é um conservatório, só serve para apelar ao gosto pela música às crianças, mais nada! A Escola básica não é um conservatório ou uma academia, não compete aos professores ensinar as dinâminas do som, os intervalos ou indentificar uma nota! É por isso que quem frequenta academias e conservatórios nunca têm este tipo de aulas, como foi o caso da Joana.
    Obviamente há professores e professores... alguns têm o 8º grau outros são só professores básicos que depois tiraram um mestrado em música. O que é que achas que esses professores são ensinar as crianças? O básico! Se eu tivesse tido um professor, no 5º e 6º ano de escolaridade, que tivesse diploma de 8º grau de certeza que me teria posto a ouvir Bach, Beethoven e outros demais, me tinha obrigado a perceber os sons e as notas...
    E cativar as crianças para música clássica deve começar muito mais cedo! Quando eu tinha entre 10-14 anos gozava com quem ouvisse música clássica ("Oh és maricas" dizia eu) mas a Ana Margarida era violinista ou pianista (não me lembro do que tocava naquela idade) e gostava de música clássica, e porquê? Porque desde muito nova estava habituada a ouvir a irmã e o irmão a tocarem música clássica.
    DarkLordofCookies
    DarkLordofCookies
    Admin


    Mensagens : 73
    Data de inscrição : 04/08/2011
    Idade : 30
    Localização : Valadares, Porto

    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? Empty Re: [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    Mensagem por DarkLordofCookies Dom Set 04, 2011 7:43 pm

    JolisaTheTiny1 escreveu:A questão não é bem essa... aquilo não é um conservatório, só serve para apelar ao gosto pela música às crianças, mais nada! A Escola básica não é um conservatório ou uma academia, não compete aos professores ensinar as dinâminas do som, os intervalos ou indentificar uma nota! É por isso que quem frequenta academias e conservatórios nunca têm este tipo de aulas, como foi o caso da Joana.
    Obviamente há professores e professores... alguns têm o 8º grau outros são só professores básicos que depois tiraram um mestrado em música. O que é que achas que esses professores são ensinar as crianças? O básico! Se eu tivesse tido um professor, no 5º e 6º ano de escolaridade, que tivesse diploma de 8º grau de certeza que me teria posto a ouvir Bach, Beethoven e outros demais, me tinha obrigado a perceber os sons e as notas...

    Nem estou eu a dizer que as crianças devem ter um ensino XPTO... O que estou a dizer é que deviam ensinar algo que motivasse as crianças a nível auditivo porque é certo que 'O balão do João' não faz isso...
    JolisaTheTiny1
    JolisaTheTiny1


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 01/09/2011

    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? Empty Re: [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    Mensagem por JolisaTheTiny1 Seg Set 05, 2011 10:07 am

    Mas a mim nunca me ensinaram o balão do João xD Só a minha mãe, que cantava para mim quando era criança (ou bébé xD) nunca toquei o balão do joão
    Nyuu
    Nyuu


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 11/08/2011
    Idade : 31
    Localização : Talvez...Na Lua?!

    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? Empty Re: [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    Mensagem por Nyuu Ter Set 06, 2011 12:34 am

    JolisaTheTiny1 escreveu: mas a Ana Margarida era violinista ou pianista (não me lembro do que tocava naquela idade) e gostava de música clássica, e porquê? Porque desde muito nova estava habituada a ouvir a irmã e o irmão a tocarem música clássica.

    Com esta frase deste-nos razão, Joana.
    Primeiro:
    - Tu foste das poucas que achou piada a aprender a tocar flauta. Já sondei muita muita gente acerca deste assunto e quase todos me disseram que detestaram e tive algumas respostas como "Essa é a razão pela qual nunca quererei aprender música";
    Segundo:
    - Eu conheço-te bem e sei que o que te cativou NÃO foi a flauta, mas a possibilidade de tocar com um grupo coral e fazer música. E grande parte da tua influência positiva quanto à música veio directamente da São (a catequista).
    Terceiro:
    - Ninguém deve obrigar ninguém a tocar um instrumento. O mais que se podia fazer era ter instrumentos de Orquestra Orff e deixar as crianças mexer, brincar com aquilo nas primeiras aulas, liberdade total de escolha. Quem quisesse, nem ia lá. Assim, não estando os miúdos em regime de "obrigação", tomam muito mais interesse e divertem se muito mais. À medida que se deixavam os miúdos mexer nos instrumentos orff e brincar com eles, mostravam-se músicas feitas por orquestras Orff e introduzia-se aos poucos a composição Clássica. Nesta altura, os miúdos iam estar mais interessados e receptivos. Depois de aguçar a curiosidade deles com um exemplo do clássico, um do barroco e um do romantismo, aí então começa-se a mostrar a teoria! E, a partir deste ponto, a disciplina deveria ser opcional. Só aprende teoria quem realmente tiver interesse sobre isto.

    Agora, digam-me lá: Alguém gosta de ser obrigado a tocar algum instrumento? A música só é o mundo que nós conhecemos quando a fazemos por nossa própria escolha. Senão, só se vão chatear os professores e as criancinhas. E por uma coisa desnecessária. Acho que antes de ensinar, é preciso cativar. E não, quase ninguém gosta daquelas flautas de bisel baratuxas que se vendem nos supermercados... É muito mais giro a escola ter instrumentos orf, coisas relativamente baratas de se adquirir, com uma durabilidade fantástica. Muito mais apropriado a meninos rabinos de 13 anos.

    Conteúdo patrocinado


    [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido? Empty Re: [Debate] Música Clássica - o estilo esquecido?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 10:48 pm